Henkel Impulsiona Progresso Em Sustentabilidade Com Melhorias Na Proteção Climática e Engajamento Social

Mar 9, 2023 10:00 AM ET
Field with wind turbines
  • Proteção climática: Participação no uso de eletricidade renovável em locais de produção em todo o mundo sobe para 70%, reduzindo as emissões de CO2 em 55% (por tonelada de produto)
  • Economia circular: novos progressos nas embalagens 100% recicláveis e reutilizáveis
  • Compromisso social: Programa de solidariedade de 6 milhões de euros para as vítimas da guerra na Ucrânia
  • Igualdade de gênero: aumentar ainda mais a porcentagem de mulheres em cargos de liderança
  • "Pioneiros de Sustentabilidade": Programa global de envolvimento dos colaboradores implementado com sucesso

DÜSSELDORF, Germany, 9 de março de 2023, /3BL Media/ - A Henkel publicou hoje o 32º Relatório de Sustentabilidade, descrevendo o seu desempenho e progresso na implementação da sua estratégia e metas de sustentabilidade. Em um ambiente de mercado altamente desafiador, a empresa foi capaz, entre outras coisas, de impulsionar o progresso em sustentabilidade em muitas questões chave, em particular, reduzindo ainda mais suas emissões de CO2 e expandindo seu engajamento social.

"Não me lembro de um ano no passado recente em que o ambiente geral de negócios foi tão desafiador para a nossa empresa. A guerra na Ucrânia nos abalou profundamente e tem consequências a longo prazo. Afetou o ambiente econômico, em especial, a crise energética e o aumento dos preços das matérias-primas. Mas é precisamente em tempos tão difíceis que é ainda mais importante apostar na sustentabilidade e estar à altura das nossas responsabilidades para com o ambiente e a sociedade. Apesar de todos os desafios, fomos capazes de fazer mais progressos na grande maioria dos nossos ambiciosos objetivos de sustentabilidade e gostaria de agradecer aos nossos mais de 50.000 colegas da Henkel em todo o mundo pelo seu forte empenho e dedicação", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.

"Em 2022, demos um passo significativo em direção ao nosso objetivo de alcançar uma produção positiva para o clima até 2030, expandindo ainda mais nosso uso de energia renovável", acrescentou Sylvie Nicol, membro do Conselho de Administração da Henkel, responsável por Recursos Humanos e Sustentabilidade. "Também conseguimos fazer mais progressos na igualdade de gênero. A porcentagem de mulheres em cargos de liderança aumentou para 38,7% em 2022. Estamos totalmente empenhados em acelerar e intensificar ainda mais os nossos esforços com programas e ações concretas para alavancar todo o potencial da nossa diversidade".

Melhorias nas principais áreas de sustentabilidade 

No ano passado, a Henkel publicou o seu Quadro de Ambição de Sustentabilidade 2030+, no qual a empresa definiu ambições novas e adicionais, tendo em conta os desenvolvimentos globais. Em particular, a Henkel fez progressos na proteção climática em 2022, reduzindo suas emissões de CO2 na produção em 55% por tonelada métrica de produto (em comparação com o ano base 2010). A Henkel aumentou a proporção de eletricidade comprada de fontes renováveis para 70%. Até 2030, a Henkel pretende alcançar uma pegada de carbono positiva para o clima para sua produção mundial e obter 100% da eletricidade para locais de produção a partir de fontes renováveis.

O contrato de 10 anos celebrado com a IGNIS, em dezembro de 2022, para o fornecimento de energia renovável sob a forma de um contrato virtual de compra de energia (VPPA) é um exemplo de cooperação com as empresas de energia. O contrato anda de mãos dadas com a construção de duas novas centrais fotovoltaicas na Espanha. Isso garantirá o fornecimento de energia renovável às instalações europeias da Henkel no montante de cerca de 200 GWh por ano.

A fim de minimizar o desperdício e seu impacto negativo no meio ambiente, a Henkel também trabalha continuamente para evitar e reduzir o uso de materiais de embalagem, especialmente para bens de consumo, e para mantê-los em ciclos econômicos pelo maior tempo possível. Até 2025, 100% das embalagens serão destinadas para reciclagem e reutilização*. Em 2022, a proporção aumentou para cerca de 87%. A Henkel também pretende aumentar a quota de plástico reciclado nas suas embalagens de bens de consumo. Em 2022, a participação era de cerca de 16%.

Até 2025, a Henkel também pretende reduzir seu volume de resíduos em 50% por tonelada de produto produzida, em comparação com 2010. Em 2022, a empresa já registrava uma redução de 43%. Até 2030, a Henkel pretende alcançar a utilização circular dos seus resíduos de produção.

A Henkel também fez progressos na proteção dos recursos naturais no ano passado. Como parte de sua gestão de fornecedores, a empresa trabalha com fornecedores estratégicos selecionados para garantir a aquisição de matérias-primas sustentáveis. Em 2022, por exemplo, a Henkel conseguiu aumentar a taxa de rastreabilidade das matérias-primas à base de óleo de palma de volta à fábrica de 84% para 89% em comparação com o ano anterior.

Particularmente no contexto dos eventos geopolíticos do ano passado, a Henkel expandiu ainda mais seu engajamento social. Até 2030, a empresa tinha como objetivo melhorar a vida de 30 milhões de pessoas em todo o mundo por meio de projetos sociais e doações. A Henkel ultrapassou esta meta no ano passado. De 2010 até o final de 2022, a Henkel conseguiu alcançar mais de 30 milhões de pessoas. Isto aconteceu especialmente pela contribuíção dada para o combate à pandemia global de COVID 19, além do apoio às vítimas da guerra na Ucrânia.

Para promover a igualdade de gênero, a Henkel pretende aumentar continuamente o número de mulheres nos cargos de liderança e segue com sua ambição de alcançar a paridade de gênero em todos os níveis de gestão até 2025. Em 2022, a percentagem de mulheres em cargos de gestão rondou os 38,7%, o que representa um novo aumento em comparação ao ano anterior.

Impulsionando a transformação utilizável do portfólio de produtos 

A sustentabilidade é um pilar central das estratégias de inovação dos negócios de Consumer Goods e clientes industriais da Henkel. No negócio, um dos focos é a otimização de ingredientes, entre outros. Para o efeito, a Henkel trabalha com vários parceiros. No ano passado, por exemplo, a Henkel celebrou um acordo de cooperação plurianual com a BASF. Com a ajuda da chamada abordagem de balanço de biomassa, as matérias-primas fósseis devem ser substituídas por matérias-primas renováveis para até 110.000 toneladas métricas de ingredientes por ano. 

No negócio industrial de Adhesive Technologies, as soluções inovadoras da empresa ajudam a reduzir as emissões, aumentar a eficiência energética dos materiais e reciclar recursos valiosos. Os adesivos otimizados para reciclagem para o desenvolvimento de embalagens flexíveis circulares servem como exemplo. Aqui, a Henkel trabalha em conjunto com fabricantes de embalagens e especialistas em reciclagem. A reciclabilidade dos adesivos também foi certificada por institutos independentes.

Lançamento do programa global de envolvimento dos colaboradores

Para promover ainda mais o envolvimento dos funcionários em sustentabilidade, a Henkel expandiu sua oferta de treinamento existente para um programa de engajamento holístico, que foi lançado em março de 2022. O objetivo do programa global "Sustentabilidade de Coração" é informar e treinar os funcionários de forma ainda mais abrangente sobre sustentabilidade. Por exemplo, a formação "Sustainability Pioneer", desenvolvida em colaboração com a IESE Business School, está agora disponível em vários idiomas. Só em 2022, participaram mais de 5.800 colaboradores. O objetivo é também motivar e apoiar os colaboradores na promoção ativa da sustentabilidade no seu ambiente de trabalho e vida privada.

* Excluindo produtos em que os ingredientes ou resíduos possam afetar a reciclabilidade ou poluir os fluxos de reciclagem.

Sobre Henkel

Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. Fundada em 1876 e com uma longa tradição em sustentabilidade, a Henkel emprega equipes diversificadas com mais de 50.000 pessoas em todo o mundo - unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: "Pioneers at heart for the good of generations”. No ano fiscal de 2021, a Henkel registrou vendas de mais de 20 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 2,7 bilhões de euros. As ações preferenciais da companhia estão listadas no índice de ações alemãs DAX. Mais informações em www.henkel.com.

Contacto: Sina Pfanschilling
Teléfono: +49 211 797-99 04
Correo: sina.pfanschilling@henkel.com

Contacto: Hanna Philipps
Teléfono: +49 211 797-36 26
Correo: hanna.philipps@henkel.com